Eu não uso sapatilha.

Dia oito de março. De dois mil e dezessete. Quarta-feira. Dia internacional da mulher. E nóis tá como?

File_000

Mas acho que o dia de hoje merece, sim, um posicionamento. E acho que a gente precisa desnaturalizar tanta coisa a respeito desse dia que é até difícil saber por onde começar. Então vou contar uma história.

Eu não uso sapatilha.

Meu calçado favorito é tênis. Daqueles bem coloridos. E tão confortáveis quanto um abraço. Meu segundo calçado favorito, Crocs. Branco. Em terceiro, havaianas. Não essas novas, cheias de qualquer coisa que não seja aquela tira de borracha. Muito menos essas com estampas diferentes em cada pé. Havaianas laranjas.

Eu não uso sapatilha.

Não acho sapatilhas bonitas. E sapatilhas me machucam. E tem algumas coisas que sempre escuto quando digo que não uso sapatilhas porque sapatilhas me machucam. São várias receitas de como fazer a dor de usar sapatilha passar. E de como sapatilhas são bonitas, elegantes, dignas. De como sapatilhas valem a pena.

Mas tem uma frase que é a campeã: é, sapatilha machuca mesmo, mas fazer o quê?

Mas fazer o quê?

Não acho que seja uma questão de quão tolerantes somos à dor. Ou de quais mecanismos vamos utilizar ou inventar para que nossos pés estejam adequados à sapatilha. Não é a sapatilha que precisa ser usada. São os nossos pés que precisam estar confortáveis nos sapatos que usamos.

Pode ser que você use. Que não machuque você. Ou que machuque e que curativo, esparadrapo ou meia invisível resolvam esse problema. Que sua sapatilha já esteja moldada no seu pé. Pode ser que você não se importe de ter um machucadinho no calcanhar ou no seu dedo mindinho porque sapatilhas valem a pena.

Mas também pode ser que você use sapatilhas que te machucam só porque sim.

E, nesse dia oito de março de dois mil e dezessete, quarta-feira, quero te dizer que o que eu mais queria é que você não usasse sapatilhas que te machucam só porque sim.

É só isso. Um desejo. Um pedido. Desnaturalize.

josh-calabrese-149342


14 comentários sobre “Eu não uso sapatilha.

  1. Sensacional!
    Fiquei pensando na minha opinião sobre isso. Depois de muitas cicatrizes nos pés, joanetes bem desenvolvidas, muitos reais em sapatos de salto que nunca usei….cheguei a conclusão: Meu, foram quase dez anos pra compreender que sandália de jesus na reitoria também é algo respeitável e faz parte de um processo libertário! Foi uma gravidez para aprender que tênis é o melhor calçado do mundo! Sim, vá de crocs! Vá aonde quiser e como quiser! Go!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Vai ter tenis, vai ter coturno, vai ter havaiana (do star wars, pq sim), vai ter alpargatinha e vai ter sapato baixo até em casamento. E se reclamar tem crocs também.
    (Mas eu bem que acho sapatilha liiiiiiiiiiindo, apesar de trocar cada vez mais pelo tênis)

    Curtido por 1 pessoa

  3. Vai ter o que você quiser. Vai ter o que eu quiser. “Mas você não pode usar sapato baixo em casamento”. Ah… eu posso! Eu posso usar Havaianas no casamento, eu posso andar descalça na formatura, eu posso usar Crocs na reunião da escola! Eu posso fazer o que eu quiser porque nem você, nem ninguém tem NADA a ver com isso! Joga tudo as sapatilha fora! Hahahahahahahahahaha

    Curtido por 1 pessoa

  4. Não posso falar nada pq amo sapatilhas. Algumas são confortáveis, de verdade. As que não são, já desapeguei, pq a vida já é sofrida o bastante pra eu ainda ter que sofrer usando sapato. Mas já mudei muito em relação ao que eu era – antigamente imagine ir pra balada sem salto??? – hoje em dia to cagando (e não vou mais pra balada hahahah).

    Curtido por 1 pessoa

  5. Aprendi que usar chinelo muito tempo machuca também. Que o tênis acaba inchando de mais meu pé. Que salto eu odeio, e odeio mais ainda ele quando sou obrigada a usar… A sapatilha machuca também mas eu gosto dela. Consigo tolerar todos os sapatos desse mundo, passo o dia todo praticamente de chinelo, mas a vontade era descalço mesmo. Tipo coisa da vida mesmo né… Vc acaba se adequando ao que a sociedade quer e faz. E pra falar a verdade eu não sei qual o meio termo dessa história, pq ou vc se machuca de um jeito ou vc realmente se liberta…E como não se machucar mesmo sendo livre? Sei lá eu. Mas seremos felizes em como nosso dia a dia permitir…Sapatilha ou tênis, chinelo ou descalço, usemos aquilo que a gente se sinta bem, não como o outro acha que tem que ser!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Logo que li o título desse texto – Eu não uso sapatilha – confesso que pensei que me depararia com algo do gênero “Eu calço chuteiras”.
    Isso porque o dia de hoje está bem propício para reflexões dessa natureza.
    E foi o que você fez, óbvio, porém com maior elegância!
    Eu uso sapatilhas, Marta.
    E também salto alto, all star e a concorrente das havaianas, porque são anatômicas.
    Mas sei que você não nos trouxe aqui hoje, em plena quarta-feira, pra falar sobre calçados.
    Sua reflexão, ou melhor, seu pedido, é muito mais significativo do que apenas isso.
    Afinal, cada um que calce o que quiser, faça-lhe bem ou mal.
    Desde que, todavia, o calçado eleito seja, de fato, uma escolha. E não por dever de obediência a um costume. E não uma imposição social. E não uma obrigação. E não uma alternativa engessada da qual não se pode libertar.
    “Desnaturalizar” é, realmente, algo muito difícil de se fazer. Porém mais do que necessário!
    Porque sem isso, não há progresso.
    “(…)
    Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
    A gente muda o mundo na mudança da mente
    E quando a mente muda a gente anda pra frente.”
    (Gabriel O Pensador – Até quando)

    Curtido por 1 pessoa

  7. Que sutileza! Me faltam palavras para descrever o que eu senti quando estava lendo esse texto… Não sei o que dizer dele: maravilhoso, cheio de sabedoria, de uma sutileza absurda!!! Aplausos, porque você merece Marta!!!

    Curtido por 1 pessoa

  8. …sem comentarios, estou sem palavras para exprimir minha admiração por essa “menina/mulher/filha/amiga/irmã/dinda/tia/esposa/cunhada/nora/professora/profissional e qualquer outra coisa que ela queira SER FELIZ 👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

  9. Sabe pq uso bastante sapatilha? É bem mais fácil e rápido de calçar e também é bem mais fácil de combinar com minhas roupas….tênis é difícil de combinar….preciso pensar….😄😄😄

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s