o fujão

O homem que inventou o Vórtice de Perspectiva Total
fez isso basicamente para irritar sua mulher.
(O Restaurante no Fim do Universo, Capítulo 11)

john-baker-349282

Uma vez, meu pai fugiu.

Acho que eu tava no segundo ano da faculdade. Lembro que era a primeira aula da tarde e meu telefone tocou umas duas ou três vezes seguidas. Saí pra atender, porque pessoas ansiosas não sabem lidar bem com ligações repetidas. Provavelmente pessoas não ansiosas também não sabem lidar com isso, mas né? Quem sou eu pra falar de pessoas não ansiosas.

Do outro lado da linha, minha mãe falou que meu pai tinha fugido.

Como assim, fugiu? Fugiu. Pegou o carro e fugiu. Mas mãe, como que a portaria deixa ele sair? Não viu que ele tava sozinho? Não sabe que ele não fala? Eu não sei, minha filha. Mas pra onde ele foi? Não sei, Marta, a gente não sabe pra onde ele foi, vá pra casa, eu tô voltando também.

Entrei na sala, peguei minhas coisas todas de qualquer jeito, subi na moto e fui pra casa, procurando meu pai pelo caminho, de carro, sozinho, na rua.

Tudo isso que eu contei agora certamente aconteceu – e provavelmente aconteceu bem assim, embora, se eu pudesse apostar, apostaria que aconteceu com um pouco mais de histeria das pessoas envolvidas do que permite esse texto expressar. Eu só não lembro de nada.

Depois da ligação da minha mãe, é tudo um borrão.

Que termina com seu Pedro voltando pra casa. A gente tinha rodado lojas de material de construção, bancos, todas as imediações da casa dos meus pais. Ninguém achou. Ele tinha ido jogar na loteria. Mas tinha saído de casa sem dinheiro, sem carteira. E sem falar. E sozinho. E de carro. Só saído. Fugido.

jussara-romao-335086.jpg

Existem alguns momentos em que uma coisa acontece na minha cabeça.

Uma coisa que, como basicamente todas as outras coisas que acontecem na minha cabeça, eu consigo relacionar com o Guia do Mochileiro das Galáxias.

O Universo, como já foi observado anteriormente, é um lugar desconcertantemente grande, fato este que pelo bem de uma vida tranquila a maioria das pessoas tende a ignorar.
Muitos se mudariam contentes para lugares consideravelmente menores em suas próprias redondezas, e é aliás o que de fato a maioria dos seres faz.
(…)
Por exótico que possa parecer este comportamento, não há uma única forma de vida na galáxia que não possa de algum modo ser acusada da mesma coisa, o que é a razão do Vórtice de Perspectiva Total ser tão horripilante.
Pois quando você é posto no Vórtice você tem um vislumbre momentâneo de toda a inimaginável infinidade da criação, e em algum lugar, um marcador minúsculo, um ponto microscópico sobre um ponto microscópico, dizendo “Você está aqui”.
(O Restaurante no Fim do Universo, Capítulo 10)

delfi-de-la-rua-152121

Às vezes eu tenho um lampejo – agora que sou mestra posso usar palavras como lampejo, né? – e penso como deve ser difícil ser meu pai. Penso em todas as limitações que o AVC trouxe pra vida dele, em tudo que ele fazia antes e em tudo que não pode fazer agora. Tipo sair sozinho pra ir jogar na loteria sem ter a família toda entrando em síncope dois minutos depois.

Às vezes entro no vórtice – bem rapidinho, só por um instante – e penso como deve ser difícil não falar num mundo que malemal entende palavras. Como deve ser difícil não mexer seu lado direito quando se é destro. Como deve ser difícil viver preso dentro de você mesmo, com tão poucas possibilidades de fugir.

Esses momentos são raros.

Para minha própria sanidade mental eu procuro deixar esse planeta vazio na maior parte do tempo. Porque tenho a nítida sensação de que se eu dedicar tempo suficiente pensando sobre isso, se abrir um pouco mais do que o permitido a porta do meu Vórtice particular, eu posso enlouquecer.

E então eu fujo também.

ombros

Runs in the family.


4 comentários sobre “o fujão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s