dead sure

Dead sure. Do inglês. Certeza absoluta. Tradução literal: certeza morta. Mortinha da Silva Sauro.

Eu gosto muito de programas de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais da TV. Show do Milhão, Megasenha, Um Contra Cem, Quem Quer ser um Milionário, pouco importa. Sou daquele tipo de gente – pior tipo de gente – que ri das pessoas que ficam com aquela cara quando o apresentador solta o fatídico você está certo disso?

E não é nem só isso. Além de rir das pobres pessoas que enfrentam esse momento de completo pânico de suas vidas – certamente pensando em tudo que pode dar errado caso a resposta pro ano em que o Brasil foi tetra não seja 1994 – eu também sempre garganteio: se fosse eu, ganhava esse prêmio.

Pimenta nos olhos dos outros, né? É refresco.

show-do-milhão

Mas a verdade é que tenho um problema. Eu não. Minha ansiedade. Esse problema é claramente dela.

É assim: eu falo alguma coisa da qual eu tenho certeza – não e muito comum, mas isso acontece em algumas oportunidades pontuais. A pessoa que me ouviu, às vezes buscando a confirmação da confirmação, às vezes genuinamente em dúvida, às vezes só porque conhece esse meu defeito de fábrica, pergunta: mas você tem certeza disso?

Pronto.

Naquele décimo de segundo em que eu processo essa pergunta, não. Não tenho mais certeza. De nada.

Esse texto começou por causa de um desses momentos de tela azul.

Foi um diálogo bem breve, de algumas semanas atrás. Vai ficar pronta a encadernação só no fim da tarde, cobraram duzentos pila pra fazer uma encadernação de urgência. Mas você sabe que não é aquela de capa dura ainda né? Aquela é só depois da banca. É? Não precisa ser brochura? Nops, só a definitiva. Certeza?

emily-morter-188019

E eu tinha. Certeza absoluta, dead sure. Eu tinha depositado (risos) minha dissertação naquele formato e tudo tinha dado certo. Já tinha feito. Já tinha passado por isso. Tava falando a partir da minha experiência empírica – além da teórica de ter lido e relido todos os dezessete mil e-mails sobre como protocolar a dissertação versão banca e versão definitiva que lotaram minha caixa nos últimos meses. Eu tinha certeza mortinha da silva.

Mas na hora que sobe a plaquinha – aliás, #sddsMSN – com a pergunta do milhão dá pane no meu sistema.

Parece que são duas pessoas completamente diferentes aqui dentro da minha cabeça. Uma que tem certeza absoluta, dead sure, que o Brasil foi tetra em 1994, na Copa dos Estados Unidos, depois de um empate no tempo normal – aquele prêmio milionário, se fosse eu sentada na cadeira, tava no papo.

E a outra que não pode ouvir um “certeza?” que, pronto, desmorona como o Roberto Baggio depois de perder aquele pênalti.

baggio_bola_copadomundo_1994get_95

Isso acontece muito mais do que devia acontecer. Acontece meio que toda hora. Pra tudo. Perguntas simples, de dia a dia, perguntas complexas, sobre a vida, o universo e tudo mais. E todas as perguntas que vêm no meio.

Bom. Dá pra ter certeza de uma coisa, pelo menos: minhas certezas nunca estão mortinhas da silva. Pelo contrário.

slice


4 comentários sobre “dead sure

  1. ah, isso acontece muito comigo!!! Já chegou a um ponto em que, por exemplo, num restaurante, na hora de dividir a conta, embora muito simples(dividir o valor pelo número de pessoas), eu tenha pedido para a pessoa do lado checar se ela estava vendo o mesmo número que eu (lembrei da personagem de Mente Brilhante que tb fazia isso, mas num caso muito mais específico e bem diferente. No caso era pra saber se ele estava vendo pessoas sozinho, se elas existiam ou não)…

    Curtido por 1 pessoa

    1. hahahahahaha, o negócio do restaurante sempre acontece comigo também (mas é porque sou muito ruim de conta, no caso!)
      e olha só, eu até mencionei esse filme num dos primeiros textos aqui do blog, pra falar que a minha ansiedade é mais ou menos como o do John Nash em Uma Mente Brilhante – ela tá sempre comigo, mas nem sempre no controle! (esse aqui: https://ansiosa.blog/2017/02/02/quem-e-mesmo-o-dono-de-quem-55/)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s